terça-feira, 16 de julho de 2019

Consulta da NF-e e CT-e exigirá certificado digital


www.scansist.com.br



A "farra" está acabando de sites que oferecem esse tipo de serviços. Fiquem atentos para não adquirir  soluções que estão com dias contados.

O Conselho Nacional de Política Fazendária, CONFAZ decidiu e publicou através dos ajustes SINIEF 16/18 e 17/18 no final de outubro de 2018 que a consulta da NF-e, bem como seu download exigirá o uso do certificado digital a partir do dia 1 de janeiro de 2019.
Com isso, os serviços que oferecem a consulta do XML da NF-e ou CT-e apenas por meio da chave de acesso não conseguirão mais realizar o download do XML, visto que tornou-se obrigatório o uso do certificado digital A1 ou A3.
Essa mudança afeta também a própria consulta de XML pelo site da SEFAZ.
Muitos sites utilizavam a chave de acesso e a quebra do captcha (as famosas letrinhas) para conseguir baixar o XML sem certificado digital, porém esses serviços deixarão de oferecer o download desses arquivos já a partir de 1º de janeiro de 2019.
Por esse motivo e por questões de segurança, o CONFAZ impossibilitará a consulta da NF-e completa (sem certificado digital) até mesmo por meio do site oficial da SEFAZ.
Sendo assim as empresas não poderão mais contar com sites que oferecem a consulta da NF-e apenas através da chave de acesso.

Como vamos resolver maneira legal perante o fisco ?
Fornecido pela Scansist, o SSADM e SSTRANS possui uma função de consulta, download e armazenamento de XML´s de NF-e do mercado não será afetado, pois desde sempre, ofereceu a possibilidade desse serviço através do certificado digital.
Caso estas empresas e escritórios contábeis não adotem uma ferramenta que utilizam rotinas legais fazendo consulta devidamente com o certificado digital, enfrentarão sérios problemas de organização fiscal.


Fontes : 
https://www.confaz.fazenda.gov.br/
http://www.unimake.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário